sábado, 31 de outubro de 2009

"Nazaré, temos mesmo que ir à bomba contigo?"

Hoje decidimos que iamos dar uma volta maior, sair de luanda e conhecer os paraísos que tanto nos falam que existem aqui em angola.

Depois de um almoço no Jango Veleiro (depois do cais de 4, fortaleza, caribe e veneza, confesso que não fiquei grande fã), telefonamos ao Nazaré para nos vir buscar e "bora para Luanda Sul!"

Infelizmente não tinhamos gasolina e, por isso era preciso ir a uma das famosas bombas que têm filas de horas!!! "Oh Nazaré, é mesmo preciso?" Mas era e lá fomos nós para uma dessas intermináveis filas. Curioso, apesar de ser fim-de-semana a fila até parecia estar pequena, demoraríamos apenas meia-hora a poder partir para o nosso destino. Lá parámos o carro e começou a nossa espera.

Por sorte, a experiência da ida à bomba foi mais emocionante e atribulada do que estávamos à espera, por isso a 1h30m (?!!?!?!) que passámos lá não custou assim tanto. Passado 5 minutos de estarmos parados, ouvimos um enorme estrondo na parte de trás do carro..."Bem, o que é que é isto, Nazaré?!" "Tem calma, são os menino jogando bola no terraço do prédio...". Por momentos pensei que estava no Dubai, aqui também se pratica desporto em terraços de prédios...só há uma diferença grande, não falamos de um hotel de 7 estrelas!

Bem, pensamos que as histórias iam ficar por aqui mas, eis que dois angolanos nos presenteam com os seus digníssimos pénis (afinal n são assim tão grandes como se diz)!!! "Nazaré, mas isto pode-se fazer?! Eles vão urinar aqui?!" "Claro, é fim-de-semana e não há polícia!" Sei que parece surreal, o estado deles também não parecia muito famoso mas, pelos vistos Luanda quer mesmo ser o Texas!!! Ao fim-de-semana não há polícia e a cidade é (des)governada por bêbados que tiveram um "dia do homem" longo!

Agora é mesmo, já temos as histórias todas de uma ida à bomba em Luanda! O que é que pode acontecer mais, pensava eu...mas sim, era mesmo possível acontecer mais alguma coisa. Já tinhamos acabado de abastecer, iamos a sair da bomba e aparecem umas dezenas de militares, vindos de todos os lados e mais alguns a fazer parar o trânsito. "Mas Nazaré, o que é que é isto?" "É o presidente que quer ir para casa!" Quando o presidente decide que quer trocar de sapatos para jantar com a mulher a cidade pára, é mesmo verdade!Nunca me senti tanto num filme de guerra como aqui, duas camionetas cheias de militares a escoltar 5 carros iguais (vidros fumadíssimos, era impossível ver alguma coisa) com a matrícula a dizer PR, uma ambulância e um carro cheio de seguranças 3x4 :P

Finalmente arrancámos para Luanda Sul, a parte nova da cidade...Sim, nota-se mesmo a diferença...para MUITO MELHOR!!!!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Hoje vai ser calminho, vamos lá jantar...oops, olha um carro ao contrário!!!

Durante os dias que tenho passado cá, já deu para perceber que o trânsito é INFERNAL!

Nunca percebi bem se as estradas têm duas faixas para um lado e três faixas para o outro, ou se têm 4 faixas para um lado e uma para o outro. Aqui o truque é mesmo safar-se! Não adianta olhar para os sinais...os semáforos as pessoas ainda respeitam agora o resto...mais gasosa, menos gasosa as coisas resolvem-se sempre.

Para terem uma ideia, aqui na ilha, colocaram cubos de betão antes dos postes de iluminação para, nas famosas "noites do homem" os condutores embriagados não os mandarem abaixo. Destroem-se a eles e aos carros, o que pelos vistos é melhor...aqui a vida humana vale menos que um poste de iluminação!

Já me tinham dito que cada viagem longa de carro ia dar para ver acontecimentos peculiares que nunca tinha visto em Portugal, também me disseram que alguns angolanos não têm muitas noções de física e, por isso, conseguem capotar camiões, carros, etc...

Hoje consegui assistir finalmente a um destes "fenómenos". Ia a caminho do restaurante Veneza(que belo bife na pedra) para ver o Benfica dar mais uma das goleadas que anda a aplicar este ano quando fomos ultrapassados pela direita por um carro em excesso de velocidade. Foi então que o condutor se lembrou que precisava de virar à direita e claro que, se ele quer virar à direita, basta guinar o volante...o problema foi que não calculou bem a velocidade que ia e deu um belo de um pião, ficando completamente atravessado no meio da estrada.

Felizmente era de noite e não havia muito trânsito em sentido contrário...vamos ver quando vai ser o próximo episódio que vou viver entre tantos shumachers e fangios.

sábado, 24 de outubro de 2009

"A melhor noite de sexta é no chillout"

Nas semanas anteriores a Angola, muito me falaram das discotecas de Luanda e das danças tradicionais deste país. Principalmente da discoteca chillout, paraíso para a maioria dos tugas e motivo mais do que suficiente para uma estadia cá.

Confesso que a minha primeira impressão foi muito má. Estávamos à procura da nossa casa que, por sinal, é a menos de 100 metros deste local e passámos por lá. Durante o dia, completamente abandonada e com a poeira e o desgaste que caracteriza a maioria dos edifícios aqui, pareceu mesmo um BARRACO!!!

Ontem foi diferente, a minha primeira noite do homem em Luanda! A entrada parece igual à de tantas outras discotecas espalhadas pelo mundo, a temperatura de 25º C é que parecia um pouco mais agradável, especialmente dado a altura do ano...depois de algum tempo de espera para entrar, finalmente o paraíso (?)!!!

No meio da praia, com boa música (género lux), bar sempre cheio, consumo mínimo obrigatório ($30), pessoas com pinta e...angolanos a divertirem-se como nunca tinha visto!!!

Danças muito sensuais, rapazes e raparigas, todos ao mesmo ritmo a mexerem-se de um modo muito louco e uma agressividade que levava a que os pensamentos voassem para bem longe de uma pista de dança. Foi então que começou a chover...e tudo se levantou para dançar à chuva!!!

Finalmente percebi porque é que o chillout era tão bom!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Se me apanharem, pago gasosa e fica tudo bem!

Depois de uma semana em grandes correrias, reuniões, consolidações e alinhamentos ao projecto, finalmente o fim-de-semana!

Parece que hoje é o dia do homem aqui, basicamente dizem às mulheres que vão para os copos com os amigos e pronto, é a loucura!!! A rua está cheia de polícias, o trânsito está caótico e os condutores um bocadinho bêbados!

Perguntámos ao motorista o que ele tinha feito de tarde, ele disse que passou o dia a beber marufo, um bebida proveniente das palmeiras e com um teor de álcool um bocadinho elevado!
"Estás bêbado, Nazaré?" - "Estejam descansados, ninguém repara..." - "E se te apanharem?" - "Pago gasosa e fica tudo bem!".

Passado 5 minutos, primeiro toque numa carrinha em Luanda e faz mesmo sentido haver tantos polícias na estrada, até deviam ser mais...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

"Mas estás armado em quê?! Passa para cá €10!

Luanda, 19 de Outubro

A viagem foi longa mas as 8 horas de viagem passaram bem rápido! Vim ao lado de um típico empresário do Norte, perfeitamente enraizado em Angola e com muitas histórias para contar...
Principalmente das noites "calientes" no chill out e no miami e da fama de insegurança de Luanda a qual rebateu com o seguinte comentário "O Brasil é bem mais inseguro e toda a gente quer ir para lá!".

A chegada ao aeroporto foi normal e super tranquila, apesar dos "esquemas" que me haviam falado, fiz o controlo de passaportes normalmente, como em qualquer aeroporto e esperei cerca de 45 minutos até que a minha mala aparecesse (ao menos apareceu?) ao contrário do motorista que tinha adormecido e chegou cerca de 1h depois (sim, 1h depois da mala...)!

Devido a esta espera interminável pelo motorista ficamos alvos apetecíveis para os "espertinhos" e no meio de tantas pessoas claro que tinham que vir falar comigo, para me pedir uma recordação de Portugal. Curioso que, com tantas coisas boas que temos no nosso país, me tenham pedido Euros! É claro que tentei escalar o problema para quem de direito, o big boss. Disse-lhes que ele é que era o homem da massa, que falassem com ele mas, infelizmente eu é que tinha a mala maior e, por isso, na cabeça delas eu era o maioral lá do sítio...

Quando aquilo já estava a passar para uma conversa um bocadinho mais violenta, o nosso "Santo protector" chegou. Até que enfim o motorista, nunca fiquei tão contente por ver alguém chegar...

Finalmente o fim dos famosos filmes de aeroportos...entrar em países assim custa sempre tanto!!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lifecooler Angola

Tenho andado um pouco afastado deste blog porque estou a ultimar os preparativos para a grande viagem de domingo, já só faltam 3 dias para a grande aventura começar!

Entretanto Angola continua a ser um tema quente nas minhas conversas. Conheço cada vez mais pessoas que lá estão/estiveram e cada mais histórias que parecem saídas de telenovelas brasileiras.

Mas porque nem tudo é mau, enviaram-me um site com os melhores restaurantes de Angola, pelos vistos há um portal na internet do género lifecooler (http://www.virtualtourist.com/travel/Africa/Angola/Provincia_de_Luanda/Luanda-1922982/Restaurants-Luanda-BR-1.html), cheio de restaurantes que parecem ser no paraíso!

Espero mesmo que seja isso que lá vou encontrar...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Luanda@Night

Angola também é conhecida pelos seus estilos de dança característicos:
  • kuduro
  • kizomba
  • tarrachinha (dança do século XXI, pelo menos em Angola...)

É claro que terei tempo para aprender isto tudo mas é sempre bom saber para o que se vai!

Por isso, decidi fazer uma pesquisa na net e perceber como é que se dança nas discotecas de luanda... (acho que as imagens falam por si!)

http://www.youtube.com/watch?v=mQc34gQ-8W0&feature=fvw

Alguém quer trocar comigo?

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Angola XXI

Como devem calcular, nos últimos dias tenho conhecido muita gente que já esteve em Angola ou que conhece alguém que lá tenha estado. Tenho ouvido histórias boas, histórias más, mas não há nada como fazer uma pesquisa na internet (o google continua a ser o meu melhor amigo) para perceber quais são os problemas reais em Angola e como é que o país tem evoluído nos últimos tempos.

De seguida deixo uma lista de sites interessantes sobre a minha nova casa:
  • http://angolanos.net/ - o lema é "aqui encontras os sites mais frequentados por angolanos" e tem notícias interessantíssimas como por exemplo:
"As garimpeiras do sexo - Ruas e prostíbulos de Luanda, são tomadas de
assalto por imigrantes congolesas que se prostituem na esperança de um dia
reunirem dinheiro suficiente para mudarem-se para o continente Europeu."
  • http://www.angolaacontece.com/ - quem quiser ficar bem impressionado com a cidade, tem mesmo que ver este site, parece que Luanda é uma cidade europeia e ainda mais moderna que Lisboa e arredores:

"O maior edífico de Angola"

"Construção de vias estruturantes mudam o cenário da capital"

"Mais de mil angolanos expulsos da RDC estão concentrados na fronteira de
Kimbata"

"Angola vai beneficiar de vacina para dez por cento da população"


Em conclusão, Luanda não parece tão mau como já me pintaram. O desafio profissional parece interessante, a experiência e o sem número de histórias peculiares que vou viver também...Por isso, estou ansioso que comece!!!! Faltam só 10 dias :)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Consulta do viajante

1ª Aventura

Como devem calcular, viajar para países em vias de desenvolvimento não é bem a minha especialidade e, pelos vistos, o primeiro passo é uma consulta do viajante. Parece que quando se vai para Angola tem que se tomar umas vacinas.

Como já não ia a um centro de saúde desde 95, fiquei logo com a certeza que ia apanhar com uma carrada de injecções, tétanos, hepatites A e B, etc.

Quando lá cheguei deparei-me com uma senhora muito simpática que, para além destas ainda me receitou as vacinas para a febre tifóide e a febre amarela.

Pensei que a conversa ia ficar por aí, foi então que ela decidiu falar de uns mosquitos simpáticos que só atacam depois do pôr-do-sol e que podem fazer com que eu apanhe malária!!! até aqui tudo bem, receitou-me repelente e tenho que andar com camisolas de manga comprida...

Só depois é que veio a parte pior e percebi onde efectivamente me estava a meter...começámos a falar de lavar os dentes com água engarrafada, fazer a barba também...até que se começou a falar sobre os famosos medicamentos para a DIARREIA!!! (imodium, já ouviram falar?!) O pior é que ela disse que, com 80% de certeza, eu ia passar um bocadinho mal (já sei que tenho que levar algumas revistas para não faltar leitura para estes momentos) e, mais ainda, receitou o medicamento SOS, para quando não aguentasse mais...

Ainda estou eu a interiorizar que vou para Angola durante alguns meses e apanho com esta notícia... Sinceramente, espero que seja a última vez que fale destes medicamentos!!!

Bjs&Abraços,

SO

Objectivo

Boa tarde,

Decidi criar este blogue a pedido de alguns amigos para poder partilhar as aventuras que vou viver em Angola com todos vocês.

A partir do dia 18 de Outubro vou deixar Lisboa e partir para a capital angolana, Luanda. Vou ter acesso a uma cultura diferente, a um estilo de vida que não tem muito a ver com o meu e a uma aventura profissional enorme! Vamos ver como me safo...

Antes de partilhar com todos as histórias pessoalmente, vou deixando aqui um cheirinho das minhas aventuras e principalmente fotos de algumas paisagens paradísiacas...pelo menos assim o espero!

Continuem a vir aqui, espero actualizar este blog com a máxima regularidade possível.

Saudações a partir de Madrid!
SO