Hoje comemora-se o dia da independência em Angola e, como tal, o segundo feríado em duas semanas consecutivas (nada mau!!!).
Comemora-se o 34º aniversário da proclamação da independência pelo Alto Comissário e Governador Geral de Angola, almirante Leonel Cardoso, transferindo a soberania de Portugal para o Povo Angolano.
Isto para nós já não nos diz muito, mas ter um feríado a meio da semana é sempre uma dor de cabeça, "eh pá, e o que vamos fazer hoje? praia, piscina, mariscada, mercado do artesanato?!?!"
E lá fomos nós ao mercado, cultivarmo-nos um pouco.
O que é mais giro aqui é que, fruto da guerra ter acabado há pouco tempo, ainda não há o turismo em massas que existe noutros países africanos! Por isso as feiras não têm a diversidade de produtos que normalmente existem noutros mercados africanos mas também não têm o "artesanato" típico - ímans e afins...
No entanto, aqui também se regateia e, quando se vê um Português lá no meio, já se sabe que os preços são inflaccionados (põe inflaccionados nisso!!!).
Fizemos todos altos negócios, quadros que custavam 13000 Kwanzas comprámos por 6000, coláres de 6000 kwanzas comprámos por 2000, etc, etc. Nunca percebo porque é que mesmo conseguindo baixar tão significativamente os preços fico sempre com a sensação que estamos a ser aldrabados!
Se calhar foi por causa dos "selos de propriedade cultural de Angola" que necessitamos para sair do país com as obras. Não percebo como é que um selo postal pode custar quase tanto como a obra e, no minuto seguinte, quando digo que não levo nada porque não vou pagar tanto por um quadro, eles já mo oferecem gratuitamente! É estranho, não é?
Bem, vim para casa $40 mais pobre mas com uma Zungueira pintada em areia que vai ficar muito bem num apartamento algures em Lisboa!
Informe-me
Há 6 anos
Só me apetece chorar. Então: "mas também não têm o "artesanato" típico - ímans e afins..."!!!!!!!! Quer dizer que não me vais trazer um iman????? olha, e o que raio é um zungueira? tens que explicar tudo direitinho! Adorei o pormenor de ver um portista a dizer que "essa coisa" vai ficar mesmo bem num apartamento em ... Lisboa! :-) Áurea
ResponderEliminarSó descanso quando descobrir um íman para levar!!!
ResponderEliminarUma Zungueira é uma vendedora de rua...
Bjs,
Sérgio