segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"Rápido, não quero pagar 32000 kwanzas!"

Um dos grandes problemas de Luanda é a quantidade de carros que tem.

Esta cidade foi projectada para 500 mil pessoas mas, fruto dos conflitos que existiram, muita gente procurou refugio na capital e agora são mais de 5 milhões as pessoas que vivem aqui.

Como tal, há engarrafamentos a toda a hora e encontrar lugar para estacionar perto dos sítios onde se quer ir é quase tão difícil como acertar na chave do EuroMilhões.

Por isso, há imensa gente que estaciona em segunda fila. Embora aqui não haja EMEL, há polícias a fazerem o mesmo e o risco de uma multa ou de se ter o carro rebocado é grande.

Hoje a sorte calhou à minha colega de trabalho, telefonaram-lhe da esquadra a dizer que o carro tinha sido rebocado e que o tinha que ir buscar. Ela, sobressaltada, fala com outra colega a pedir boleia para o parque de carros confiscados, "Rápido, não quero pagar 32000 kwanzas!", dizia ela.

Bem, achei estranho o valor do reboque ser tão elevado mas descobri que isto não era o valor da multa (esse deve ser mesmo obsceno!) , isto era o valor da famosa "gasosa" que se tem que pagar ao polícia de trânsito para se livrar da multa.

O que é mesmo irónico é que o valor das multas é tão alto que os preços das "gasosas" já são tabelados!!!! TIA (This is Africa)

2 comentários:

  1. Isso em euros dá quanto?! 251.30 Eur! Bolas... mais caro do que a minha multa quando me rebocaram o carro! 120 mocas... 60 do reboque e 60 do estacionamento...

    ResponderEliminar
  2. Os 32 Mil Kwanzas correspondem ao total da multa (17460 Kz) + 14540 (se o seu carro tiver sido rebocado).
    Não há gasosas tabeladas.

    ResponderEliminar